Coordenador : Juliana Barros Nespoli
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397400.2206.272503.07082023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pretende-se ter como público-alvo deste projeto alunos de Licenciatura ou Pós-Graduação em Letras, professores de língua já atuantes no ensino básico, pedagogos ou estudantes de pedagogia e membros da comunidade em geral que tenham curiosidades acerca da linguagem, da gramática e da educação.
Local de atuação: Instituto de Letras - UFF
Objetivo
Objetivo geral: contribuir para as transformações nas Instituições de Ensino Superior, nas escolas de Educação Básica e na sociedade como um todo no que diz respeito às atualizações necessárias quanto ao ensino de gramática. Objetivos específicos: 1.Divulgar a Linguística como uma alternativa de base científica para a apreciação dos fenômenos gramaticais na sala de aula de Língua Portuguesa. 2.Colaborar para a capacitação de professores (profissionais de Letras ou pedagogos) já formados que de alguma forma lidam com o conteúdo gramatical em aula. 3.Promover um diálogo mais estreito entre teoria e prática para aqueles que estão em processo de formação no Ensino Superior em Letras. 4.Desenvolver a prática de elaboração de material pedagógico por parte de estudantes em processo de formação. 5.Disponibilizar propostas pedagógicas atualizadas que possam funcionar como suporte para os que já são atuantes em sala de aula. 6.Atuar na desmistificação de que aula de gramática (e de Língua Portuguesa) é sinômino de estudo de prescrição linguística e de classificações engessadas.
Resumo
Este projeto realizado em 2023 é caracterizado por um curso de extensão, intitulado A ciência linguística na escola: contribuições para um ensino de gramática reflexivo. Em 2024, pretende-se dar continuidade ao projeto com encontros semanais com um grupo de alunos extensionistas para um estudo dos aspectos contemplados no curso e para a elaboração e divulgação de propostas pedagógicas. Quanto ao curso, serão organizados encontros quinzenais com os inscritos na modalidade remota. Esses encontros, conduzidos por professores convidados da UFF, terão como enfoque as contribuições de teorias diversas para a educação básica por meio de descrições recentes nos níveis morfológico, morfossintático e sintático. Pretende-se abordar as seguintes questões: (i) o que dizem as gramáticas tradicionais acerca do fenômeno gramatical tratado; (ii) como é possível descrever os usos realizados pelos próprios falantes; (iii) que explicações a ciência da linguagem nos oferece sobre esse fenômeno; (iv) de que maneiras os saberes provenientes de diferentes perspectivas da Linguística permitem a construção de conhecimento explícito acerca do referido fenômeno. Quanto às propostas pedagógicas, em 2024, pretende-se convidar alunos de Letras da UFF (no máximo 5), para compor um grupo de estudos através do qual serão discutidos, semanalmente, textos teóricos e serão analisados materiais didáticos a fim de elaborar propostas pedagógicas para diversos fenômenos gramaticais, acompanhadas de planos de aula. Pretende-se desenvolver um site, que deverá ser alimentado periodicamente com tais propostas. Paralelamente, espera-se divulgar o produto do projeto por meio de publicações de artigos científicos e apresentações em eventos acadêmicos.